Como se brincava na antiga aldeia
(adereços construídos pelo Sr. Horácio Guerra)
Jogo do funcho
O funcho era lançado à terra de forma a ficar espetado no chão. O jogador tentaria, ao espetar o seu funcho, derrubar o do seu adversário.
Jogo da Pata
Inicia-se o jogo colocando-se no centro do círculo duas
pequenas pedras onde irá acentar a pateira.
Um dos jogadores (o defensor do castelo) coloca a sua régua
entre as pedras e por debaixo da pateira fazendo-a elevar-se no ar dando-lhe de
seguida uma pancada forte para a afastar o mais longe possível.
O adversário, colocando-se no local onde a pateira foi cair
toma o mesmo procedimento tentando reintroduzi-la no castelo.
O defensor deste, munido da sua régua procurará impedir que
tal aconteça.
Com estes 2 objetos também se poderia jogar ao:
Jogo da Pimpinela
Cada jogador precisa de dois paus. Um pau mais pequeno com
um bico de cada lado e um pau maior. Para jogar bate com o pau maior no pau
pequeno fazendo-o saltar para longe.
Ganha o jogador que consiga alcançar maior distância com o
seu pau.
O jogo do botão consiste em, bater com um botão numa parede
fazendo-o saltar. O adversário que jogar em seguida, vai procurar que o botão
dele fique a menos de um palmo do outro concorrente. Se ficar a menos de um
palmo ganha ; se não ficar o outro ou outros concorrentes vão jogando
sucessivamente até conseguirem aquela distância.
Jogo do pião
Desenha-se um círculo no chão. Precisamos de um cordel e de um pião.
O cordel enrola-se à volta do pião, começando a enrolar da
ponta até ao meio do pião. sobrando um bocado que chegue para pôr à volta da
mão.Depois pega-se na pontinha do cordel e lança-se ao chão, com um movimento
de pulso. O pião irá girar, devido à força e ao jeito com que se puxar repentinamente
o cordel, imprimindo-lhe um movimento de rotação.
Depois da 1ª rodada de lançamentos, começará o jogo, tendo
como objectivo deitar fora do círculo, o(s) pião(ões) lá deixado(s).
O(s) jogador(es) cujo pião ficar dentro do círculo
ficará(ão) “de fora”, deixando lá o pião que os outros jogadores, um de cada
vez, procurarão atirar para fora do círculo tentando “picá-lo”. O jogador que o
conseguir fazer ganhará 50 pontos.
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